Afinal, a qualidade dos pratos é um dos maiores diferenciais de um restaurante, tornando o local famoso, reconhecido pela crítica gastronômica e veículos de comunicação e, consequentemente, cada vez mais procurado pelos clientes.
É preciso saber executá-las da melhor forma, unindo sabor, praticidade, rapidez e padronização. E, nesses quesitos, cada chef tem seus segredos e truques para que, mesmo em meio à correria da cozinha, os pratos sejam sempre impecáveis e tenham aquele toque que faz o público ser “fisgado pelo estômago”.
Porém, algumas dicas servem para todos, tanto nas cozinhas de restaurantes quanto em casa, pois garantem a preparação mais acertada e prática das receitas, além de possibilitar que qualquer pessoa possa usar a imaginação e criar as suas próprias versões.
Se você não tem fritadeiras profissionais e quer evitar que a gordura da frigideira espirre, acrescente um pouco de sal antes de colocar o óleo.
- Prefira sempre os produtos da estação. Além dos preços serem mais baixos, a qualidade é sempre superior.
- Para refogar ou saltear, use azeite de oliva comum. Já para os molhos e saladas, o ideal é o extra virgem. Se quiser fritar algo na manteiga, como ela queima muito rápido, adicione um pouco de óleo.
- Para evitar a perda de calor na panela, ao preparar carnes, retire-as da geladeira 30 minutos antes de começar a cozinhar.
- Ao cozinhar massas, não adicione óleo à água de cozimento, pois elas tendem a não pegar bem o molho. Para um nhoque leve e na textura certa, experimente substituir um terço da batata pela mesma quantidade de batata-doce.
- Ao fazer uma torta, espere o recheio esfriar antes de despejá-lo. O recheio quente na massa crua prejudica o gosto e a aparência da receita.
- Para garantir um arroz mais soltinho, depois que estiver pronto, coloque uma colher de sopa de vinagre no centro da panela. Em seguida, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais dois minutos.
- Para deixar as panquecas mais saborosas, experimente acrescentar uma cebola, um pouco de cebolinha ou um pedaço de queijo no momento de bater a massa no liquidificador.
- Exagerou na pimenta? Adicione uma colher de chá de açúcar à receita.
- Na preparação de massas, nunca utilize a manteiga e os ovos gelados. Eles devem estar em temperatura ambiente para não alterar a sua consistência.
- Para deixar as saladas mais saborosas e aromáticas, esfregue na saladeira um dente de alho ou folhas de manjericão e alecrim com um pouco de azeite.
- Ao fazer omeletes, suflês e fritadas, adicione uma pitada de fermento em pó aos ovos batidos. Se quiser deixá-los mais macios, junte aos ingredientes uma colher de sopa de leite para cada ovo utilizado.
- Evite que os ovos fritos grudem, aquecendo bem a frigideira antes de colocar manteiga ou óleo. Se o utensílio for novo, ferva nele um pouco de vinagre antes de usar.
- O molho branco pode ficar com um sabor especial! Basta aquecer bem o leite com uma folha de louro, uma cebola descascada ou até um cravo-da-índia. Você também pode acrescentar raspas de limão siciliano um pouquinho antes de o molho ficar pronto.